´

´
.

vejamos o que é MPI

  • terça-feira, 22 de setembro de 2009
  • Posted by MISSÃO MUNDIAL

VEJAMOS O QUE É MOVIMENTO DE PLANTAÇÃO DE IGREJAS?

Em 1998, a Equipe de Liderança da IMB (Internacional Mission Board) adotou uma declaração da visão: Em cumprimento da Grande Comissão.
Facilitaremos o processo dos perdidos serem salvos através de sua fé em Jesus Cristo, por iniciar e sustentar Movimentos de Plantação de Igrejas entre todos os povos. Esta declaração da visão orienta a obra de aproximadamente 5.000 missionários da IMB que estão em mais de 150 países ao redor do mundo.
Então, o que é um Movimento de Plantação de Igrejas? Uma definição simples e concisa do Movimento de Plantação de Igrejas (MPI) É um aumento rápido e multiplicativo de igrejas autóctones plantando igrejas entre um povo ou segmento de população.

Existem vários componentes fundamentais nesta definição.

O primeiro: é rapidez.
Como movimento, o MPI ocorre com crescimento rápido de plantação de novas igrejas.

O segundo: um crescimento multiplicativo.
Isto quer dizer que o crescimento não é simplesmente um crescimento de incremental – adicionando algumas igrejas a cada ano. Ao contrário, duas igrejas se tornam quatro, e quatro se tornam de oito a dez, e assim por diante. Crescimento multiplicativo só é possível quando novas igrejas são começadas pelas próprias igrejas – em lugar de serem começadas por plantadores de igrejas, profissionais, ou por missionários.

Finalmente, são igrejas nativas. Isto significa que são geradas dentro e não fora. Isto não
quer dizer que o evangelho é capaz de brotar intuitivamente dentro de um povo. O
evangelho vindo de fora sempre alcança o povo e esta é a tarefa do missionário.
Entretanto, num Movimento de Plantação de Igrejas o ímpeto rapidamente se torna
natural e a iniciativa e o impulso do movimento vem de dentro do povo em vez de vir de fora.

Se esta definição não for suficiente, poderemos explicar o que o Movimento de Plantação de Igrejas não é. O Movimento de Plantação de Igrejas é mais que “evangelismo que resulta em novas igrejas.” Evangelismo que resulta em igrejas é parte de um Movimento de Plantação de Igrejas, mas a “visão final” é menos ampla. Um plantador de igrejas talvez se satisfaça com o alvo de plantar uma única igreja, ou um punhado de igrejas, mas poderá deixar de ver que necessitará de um movimento de igrejas plantando igrejas, para alcançar uma nação inteira.

O Movimento de Plantação de Igrejas é um crescimento rápido e multiplicativo de
igrejas autóctones plantando igrejas entre um povo ou segmento de população.
O Movimento de Plantação de Igrejas é também mais do que uma renovação de igrejas
preexistentes. Renovações são muito desejadas, mas não são Movimentos de Plantação
de Igrejas. Cruzadas evangelistas podem levar milhares a Cristo, isso é maravilhoso, mas não é o mesmo que o Movimento de Plantação de Igrejas. Os Movimentos de Plantação de Igrejas destacam igrejas rapidamente se reproduzindo. Talvez a coisa mais próxima ao Movimento de Plantação de igrejas, que mesmo assim não é um MPI, é quando plantadores de igrejas locais são treinados e dispostos a plantar múltiplas
igrejas entre seu próprio povo.
Este é um método altamente produtivo de expandir igrejas através de um povo, mas o
ímpeto permanece nas mãos de um grupo limitado de plantadores de igrejas profissionais, em vez de permanecer no coração de cada nova igreja .
Finalmente, o Movimento de Plantação de Igrejas não é um fim em si mesmo. O intuito
de todos os nossos esforços é que Deus seja glorificado. Isto acontece quando as pessoas entram num relacionamento certo com Ele através de Jesus Cristo. Ao fazerem isso, são incorporados a uma igreja que os capacita a continuar crescendo na graça, juntamente com outros crentes que pensam da mesma maneira. Sempre que alguém recebe a nova vida em Jesus Cristo, Deus é glorificado. Sempre que uma igreja é plantada – sem se importar quem a plantou - existe espaço para celebração.

Então porque o Movimento de Plantação de Igrejas é tão especial? Porque parece conter
o maior potencial para o maior número de pessoas perdidas que glorificam a Deus,
encontrando uma nova vida em Cristo e fazendo parte de comunidades de fé.
Entretanto, o MPI não é simplesmente um aumento no número de igrejas, apesar de isto ser também algo positivo. O Movimento de Plantação de Igrejas ocorre quando a visão de plantar igrejas se estende do missionário e do plantador de igrejas profissional, para
dentro das próprias igrejas, para que pela sua própria natureza alcancem os perdidos e reproduzam a si mesmas.

Davi Garrison
Vice Presidente Adjunto
Coordenação de Estratégia e Mobilização
Diretoria da Missão Internacional, SBC
Wiesbaden, Alemanha

0 comentários:

Enviar um comentário